top of page

Afinal, o que é a Astrologia? ​​


Muitas pessoas podem associar Astrologia com adivinhação ou uma crença nos astros, como se o destino estivesse escrito nas estrelas. Por outro lado, é natural questionamentos do tipo: “como podemos ser influenciados pelos astros?”. Diante disso tudo, muitos preferem apenas considerar a Astrologia uma crendice ou entretenimento.

Na verdade a Astrologia é um saber profundo e rico, quando abordado com seriedade e coerência. Está ligada ao Princípio da Filosofia Hermética de Hermes Trimegisto, do Egisto antigo, em que se demonstra a correspondência entre o macro e o microcosmos, ou seja, “assim em cima como embaixo”. Como assim? O nascimento num determinado momento e local possui uma configuração correspondente, representada na configuração do céu no exato momento do nascimento. Daí, gera-se o Mapa Astrológico ou Natal, que aponta indicativos da dinâmica interna do ser humano.

O psicólogo Carl Gustav Jung, observou essa correlação, entre os fenômenos psicológicos e os dados astrológicos, o que contribuiu para a formulação da sua teoria da sincronicidade. Ele compreendia que a estrutura psíquica da pessoa que iria nascer estava "significantemente paralela" às posições dos planetas no céu naquele momento.

Jung considerava os signos e os planetas da Astrologia como símbolos de processos arquetípicos que se originavam no inconsciente coletivo. Mas o que é um arquétipo? Segundo a Psicologa Marcia Silva, “são estruturas inatas, ou seja, os conteúdos propriamente ditos do nosso inconsciente coletivo. Essas disposições humanas levaram eras e eras para se formar”. Ainda segundo Jung, "arquétipos são a matéria prima dos nossos sonhos, dos mitos e de tudo o que é criado pelo homem".

Na linguagem simbólica astrológica, os arquétipos estariam sendo representados pelos planetas, signos, casas, e pelo Mapa como um todo.

Todos nós temos, por exemplo, Sol, Lua e Marte no mapa, ou seja, trazemos dentro de nós esses arquétipos universais em potencial. O que vai diferenciar o Mapa de uma pessoa da outra é o fato de uma pessoa nascer com uma configuração arquetípica específica, que é diferente da outra: tal planeta em tal signo, fazendo aspecto com determinado outro planeta, em determinada casa, com concentração planetária em determinada casa, etc...

Então, diante de tantos encontros importantes que marcamos na vida, tem um que é inadiável, dado a sua relevância. Sabe qual é? O encontro com você, pois tudo está dentro de você, de modo que as mudanças que deseja promover no ambiente externo (relacionamentos, trabalho, etc) precisa antes ocorrer internamente. Assim, o autoconhecimento profundo é um passo certo na direção das melhorias que você pode escolher promover na sua vida. E, até mesmo, conscientizar aquelas situações em que a principal mudança é a sua aceitação diante dos fatos e o aprendizado necessário com os mesmos.

Então, caro leitor, tá aí o meu desejo sincero de um “Encontro com Você”.

Um abraço,

Fonte de pesquisa: Artigo da Psicóloga Márcia F. Silva.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page